Quinta, 12 de Junho de 2025 13:10
45 999723259
Polícia PLANTÃO POLICIAL

Federal de Guaira desencadeia operação contra organização criminosa

Foram cumpridos 05 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão,

10/06/2025 09h05
Por: REGIS ALDONAR GUERREIRO Fonte: Policia Federal
Federal de Guaira desencadeia operação contra organização criminosa

A Delegacia de Polícia Federal de Guaíra deflagrou nesta terça-feira (10), a Operação Cromo II, que investiga e desarticula esquema criminoso de lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de armas, drogas e do contrabando de cigarros na região de fronteira do oeste Paraná.

Os indícios são de que a organização criminosa investigada utilizava estratégias diversas para ocultar a origem do dinheiro, como negócios simulados com imóveis, criação de empresas de fachada e empresas reais com a utilização de recursos ilícitos, veículos, transportes e entretenimento.

A facilidade para acessar o dinheiro e a rápida colocação no mercado são destaques para a escolha desse meio criminoso, segundo informações policiais.

A investigação culminou na operação de hoje,   embasada por análises financeiras e patrimoniais dos investigados, os quais movimentaram mais de R$ 26 milhões entre créditos e débitos nos últimos anos.

Também foram realizadas análises fiscais que permitiram reforçar as conclusões do uso de múltiplas empresas para dispersar e ocultar os ganhos ilícitos da organização.

Na ação desta terça-feira  foram cumpridos 05 (cinco) mandados de prisão e 15 (quinze) mandados de busca e apreensão, com bloqueio judicial e sequestro de diversos bens e empresas dos investigados, nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiânia e Pernambuco, concentrando esforços na colheita de elementos a melhor esclarecer o “modus operandi” da suposta organização criminosa.

Essa recuperação de ativos financeiros tem por finalidade identificar e apreender os valores relacionados à prática ou ao financiamento de infração penal, bem como reparar o dano, tanto indenizando os prejudicados, quanto revertendo ao Estado os proveitos auferidos com a prática do delito.

Os crimes investigados são de organização criminosa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal, cujas penas podem chegar até 29 anos de prisão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias