Nesta terça-feira (15), o prefeito Adriano Backes recebeu o gerente de projetos da Copel, Francisco Marques de Ávila, e o gerente da base de serviço de campo de Marechal Cândido Rondon, Erlon Carlo Canedo.
A pauta do encontro foi o programa da companhia de energia que visa substituir 27.250 medidores convencionais por medidores digitais inteligentes no município, abrangendo tanto a área urbana quanto a rural.
A atual fase do projeto na região Oeste do Paraná avança em ritmo acelerado, com aproximadamente 2,5 mil trocas diárias de medidores.
A substituição é gratuita para o consumidor, leva cerca de 20 minutos e é realizada por eletricistas uniformizados e autorizados, que acessam apenas o medidor, garantindo a segurança dos moradores.
Em Marechal Cândido Rondon, o serviço está sendo executado pela empresa terceirizada Eleng.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os novos medidores são fundamentais para o acompanhamento do consumo em tempo real, além de eliminarem a necessidade de leitura presencial, reduzindo riscos de erro e dificuldades operacionais.
Os moradores de áreas atendidas pela Rede Elétrica Inteligente podem acompanhar o consumo diário de energia por meio do aplicativo da Copel, o que facilita a identificação de desperdícios, o planejamento de gastos e até mesmo a detecção de variações anormais, que podem indicar falhas na instalação elétrica interna.
Mín. 15° Máx. 21°
Mín. 14° Máx. 20°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 23°
Tempo limpo