Um visitante inusitado chamou a atenção da população de Nova Santa Rosa.
Trata-se de um falcão-peregrino, considerada a ave mais rápida do mundo.
A visita chama a atenção por conta de que essa espécie de ave de rapina para reprodução prefere zonas montanhosas ou costeiras, ilhas oceânicas, e com menos probabilidade, pode também ser encontrado em áreas urbanas.
Os falcões chegam ao Brasil a partir de outubro e seguem até abril.
O motivo da migração é o inverno na América do Norte.
A ave foi encontrada pelo engenheiro agrônomo Marcelo Leonhardt, em seu sítio localizado na Sanga Xerê, no final da tarde da última terça-feira (11), quando ele dava uma volta pelas proximidades dos açudes e sde deparou com a ave com uma das asas quebrada, chamando a atenção por ter anilha.
Segundo ele, logo cobriu com um pano o falcão e levou para sua casa na cidade, onde passou a fazer várias ligações, até que conseguiu descobrir o que fazer com a mesma.
Em dado momento, chegou a informação que os servidores da Prefeitura de Nova Santa Rosa, o veterinário Anderson Ademar Wallow, e o técnico agrícola Kléber Adriano Ribeiro poderiam dar o devido encaminhamento, e foi o que aconteceu, levaram a ave até Palotina, na Universidade Federal Paraná (UFPR), para cuidados médicos.
Com base na anilha fixada na pata da ave, descobriu-se que ela foi anilhada ainda filhote, próximo a cidade de Ocean City, no estado de Maryland, nos Estados Unidos.
Com isso, foram 7.300 quilômetros de distância que o falcão percorreu até o local da captura em Nova Santa Rosa.
De acordo com o professor do curso de Medicina Veterinária da UFPR, Anderson Luiz de Carvalho, a ave passou por um procedimento cirúrgico em uma das asas e espera-se estar recuperada até o final do mês que vem, para que possa retornar para os Estados Unidos.
Caso não esteja recuperada, só poderá voltar no outro ano, quando novamente entra em período migratório.
O FALCÃO-PEREGRINO
O falcão-peregrino é uma ave de rapina diurna de médio porte que pode ser encontrada em todos os continentes, exceto na Antártida.
A espécie prefere viver em zonas montanhosas ou costeiras, mas pode também ser encontrado em grandes cidades como Nova Iorque.
O falcão é a ave mais rápida do mundo, podendo atingir 320 km/h em um mergulho.
Essa velocidade é próxima a de um carro de Fórmula 1.
Mín. 15° Máx. 21°
Mín. 14° Máx. 20°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 23°
Tempo limpo