Com conclusão do plantio das culturas de 1ª safra e intensificação dos trabalhos de colheita destes produtos, a atual estimativa para a produção de grãos na safra 2024/25 foi atualizada e está em 328 milhões e 300 de toneladas, incremento de 10,3% se comparado com o volume obtido no ciclo anterior, o que representa um acréscimo de 30 milhões e 600 mil toneladas a serem colhidas.
O resultado reflete tanto um aumento na área plantada, estimada em 81 milhões e 600 mil hectares, como em uma recuperação na produtividade média das lavouras, projetada em 4.023 quilos por hectare.
Caso o panorama se confirme ao final do ciclo, este será um novo recorde para a produção na série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
As informações estão no 6º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado pela estatal nesta quinta-feira (13).
Principal produto cultivado na 1ª safra, a soja tem estimativa de produção de 167 milhões e 400 mil toneladas, 13,3% superior à safra passada.
Após o início de colheita mais lento, devido a atrasos no plantio e excesso de chuvas em janeiro, a redução das precipitações em fevereiro propiciou um grande avanço na área colhida.
Nesta semana o índice de colheita se encontra em 60,9% da área, superior ao registrado no mesmo período na temporada anterior bem como na média dos últimos 5 anos, como indica o Progresso de Safra publicado pela Companhia.
Os rendimentos obtidos até o momento têm superado positivamente as expectativas iniciais em importantes estados produtores, como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
Por outro lado, no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso do Sul, a irregularidade e a ausência de precipitações já afetou o potencial produtivo da cultura em quase todo o estado.
A colheita da soja dita o ritmo de avanço do plantio do milho 2ª safra, que já atinge 83,1% da área prevista.
O índice está abaixo do registrado no último ciclo em período semelhante, porém mais alto do que a média dos últimos 5 anos.
A expectativa da Conab é que haja um crescimento da área da 2ª safra do cereal em 1,9%, chegando a aproximadamente 16,75 milhões de hectares.
As condições climáticas até o momento são favoráveis e se estima uma recuperação na produtividade média nas lavouras, estimada em 5.703 quilos por hectares.
Com isso, a produção apenas na 2ª safra do grão está projetada em 95 milhões e 500 mil toneladas.
Outro importante produto para os brasileiros, o feijão deverá registrar um ligeiro aumento na produção total de 1,5% na safra 2024/25, estimada em 3 milhões 290 mil toneladas
Para o arroz também se verifica aumento na área plantada em 6,5%, chegando a 1 milhão e 700 mil hectares.
Mín. 19° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 31°
Chuva