Quarta, 04 de Dezembro de 2024 00:44
45 999723259
Geral MAL CÂNDIDO RONDON

Câmara faz sessão hoje e outorga título de cidadania honorária

 Homenageado será o historiador, jornalista e radialista Harto Viteck

25/11/2024 08h44 Atualizada há 1 semana
Por: REGIS ALDONAR GUERREIRO Fonte: Assessoria
Câmara faz sessão hoje e outorga título de cidadania honorária

         O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon realiza sessão solene nesta segunda-feira , a partir das 18 horas e 30 minutos,  para entrega de título de “Cidadão Honorário do Município” ao historiador, jornalista e radialista Harto Viteck.

O autor da proposta é o  vereador  Valdir Port (Portinho), segundo quem o título se justifica em razão do extenso currículo de Harto Viteck em atividades que enfatizam o povo e a história do município.

         “Além de ter exercido diversas atividades profissionais ao longo de sua carreira, como por exemplo, a de secretário da Câmara de Vereadores ainda na década de 1970, funcionário da Liga Rondonense de Esportes no início da década de 1980, diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura durante a gestão do prefeito Dieter Seyboth, e assessor parlamentar do deputado estadual Elio Rusch por 28 anos, durante décadas Harto Viteck tem dado uma contribuição incomparável à cultura e à história do nossa município”, enaltece Portinho.

         Há 35 anos, todos os domingos o homenageado apresenta na Rádio Difusora AM o programa de Música Alemã, que difunde a cultura germânica trazida pelos pioneiros rondonenses no início da construção do município.

         Também na Difusora há três anos assumiu o programa “A Personalidade da Semana”, período em que já realizou cerca de 150 entrevistas, a maioria com personagens que deixaram sua marca na história de Marechal Cândido Rondon.

         Durante 25 anos, foi colunista do jornal O Presente.

Também é editor e organizador de livros de destaque, como o que trata dos 180 Anos da Imigração Alemã no Paraná (livro que foi integrado ao acervo da mundialmente famosa Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, sendo o único rondonense que obteve tal feito); a biografia do renomado artista curitibano Rubens Smaniotto; e o livro científico "Fósseis da Chapada do Araripe: Uma Odisseia no Cretáceo".

Atualmente, um dos trabalhos que Harto Viteck mais tem se dedicado e que tem recebido grande reconhecimento público é a “Memória Rondonense”, projeto de pesquisa que resgata a história não só de Marechal Cândido Rondon, mas também do Oeste do Paraná.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias